cPanel o que ocorre com você meu filho?

O mercado de hospedagem desde 2019 esta sendo surpreendido por alterações em formas de trabalho e preços nada dentro do normal pela empresa de desenvolvimento cPanel.inc que criou o cPanel um dos painéis mais utilizados em servidores de hospedagem no mundo para gerenciar seus sistemas, como e-mails, banco de dados, ftp com um visual agradavel e etc.

Mudança na forma de cobrança

A maior mudança de todas ocorreu no final do ano de 2019 com o cPanel não cobrando mais por servidor e sim, por contas de hospedagem criada em seu painel.

Como a maioria das empresas de hospedagem ofertam planos de Revenda de Hospedagem os servidores tinham centenas de contas e antes pagavam uma media de R$ 160,00 por servidor, muitos viram valores acima dos R$ 1.000,00 por servidor.

Este valor se torna muito elevado no Brasil principalmente por que o painel e cobrado em dólar e nossa moeda vem despencando o valor.

Parceria para que?

Com esta alteração, o cPanel matou empresas como licençacpanel e buycpanel que não teriam mais um produto comercialmente viável. Ou seja, eles pouco se importaram com parceiros desde o inicio.

O preço melhor e se tornando Partener diretamente do cPanel e comprando com eles. Porém, de qualquer forma, mudou drasticamente como as empresas trabalhavam, ofertando planos com quantidade de contas Ilimitadas, agora, com limite. Como também, não tem como ter planos com preços em conta, todas as empresas tiveram que subir o preço e reduzir o lucro.

E importante lembrar que eles anunciaram as mudanças acima uns três meses antes de ocorrer. (Será que não deveriam avisar no mínimo com um ano antes)?

Aumento de preço

Como se já não bastasse isto, o cPanel anunciou que a partir de Janeiro de 2021 terá um reajuste no valor cobrado dos revendedores que chega a 70%. Vale lembrar que ainda estamos no meio de uma pandemia, um ano após uma mudança drástica agora vem este aumento. Pessoal, sou totalmente a favor de atualizações no preço quando o custo sobe, reajustes anual, mas, em porcentagens normais, como uma empresa de host vai repassar um aumento neste período para seus clientes com 70% no preço atual? Não faz nenhum sentido!

O cPanel não fez nenhuma grande melhoria no sistema há muitos anos, apenas vem remendando o sistema, as mudanças foram apenas para controlar melhor a nova forma de cobrar. Continua com bug no backup do Postgreee, teve falhas de segurança grave na autenticação em dois fatores. E vem cobrar mais por algo que não tem evolução?

Novo dono do cPanel

Infelizmente, sabemos a grande causa destas mudanças sem sentido. Ao menos para nós e não para os “Compradores”, da cPanel.

Há alguns anos, foi comunicado que um fundo de investimento fez a compra da empresa cPanel. Logo após, compraram o WHMCS, Plesk, SolusVM e etc. Tornando assim uma grande empresa de sistemas para a internet. Porém, a mesma só investe vendo uma grande chance de multiplicar seu capital e poder sair no futuro. Então, ela esta sugando o que puder dos clientes, para em breve, fechar, fundir ou vender algumas destas empresas.

Este mesmo fundo também tem empresas de hosting na Europa.

Se um dia crescer, não seja ingrato como o cPanel viu pessoal! 🙁

Visits: 833

Deixe comentário