Em breve Rocky Linux vai substituir o Centos?

Esta semana os sysadmin foram surpreendidos com o comunicado pela Red hat estava comunicando o fim do Centos8. Que por sinal, foi lançado há pouco tempo.

Diante desta alteração, que não gostou nenhum pouco foi um dos criadores do Centos, que logo apareceu no github.

O cofundador do CentOS, Gregory Kurtzer, os ouviu e anunciou que criaria seu próprio clone RHEL e substituto do CentOS: Rocky Linux

“Fiquei tão chocado quanto o resto da comunidade com as notícias da Red Hat. Quando iniciei o CentOS há 16 anos, nunca imaginei o incrível alcance e impacto que isso teria ao redor do mundo em indivíduos e empresas que dependem do CentOS para Distribuição Linux. ”

Para se ter ideia milhares de empresas de webhosting utilizam o Centos como seu OS. Mas, não apenas ela, muitas grandes empresas também são dependentes atualmente deste sistema, como por exemplo:

Disney, GoDaddy, RackSpace, Toyota e Verizon. Outras importantes empresas de tecnologia criam produtos em torno do CentOS. Isso inclui GE, Riverbed, F5, Juniper e Fortinet. 

Kurtzer adicionou: 

“Em resposta a esta mudança inesperada, tenho o orgulho de anunciar o lançamento de um novo projeto, Rocky Linux, em homenagem ao meu falecido co-fundador do CentOS, Rocky McGough. Comecei a pedir a participação da comunidade global e rapidamente reuni um equipe para promover nosso compromisso fundador de garantir a continuidade perfeita das operações de negócios para empresas que executam o CentOS 8 muito além de 2021. Em apenas um dia, vimos uma resposta esmagadora de milhares de apoiadores ansiosos para se juntar ao projeto. “

Quão opressor? De acordo com Kurtzer, já existem mais de 650 candidatos a contribuintes. Nada mal para um projeto que tem menos de 48 horas. 

A empresa cPanel.inc comunicou que já esta trabalhando a todo vapor para que seu painel possa rodar sem problemas no Ubuntu. Acreditam que até o final de 2021 ou antes já estará sendo aceito.

Visits: 558

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.