Existe alternativas ao cPanel?

Na publicação anterior a esta aqui no PortaldoCloud.com comentei sobre quão louca esta a administração nova da empresa cPanel.Inc

Agora, gostaria de comentar sobre a duvida que roda clientes de VPS e Administradores de empresas de hospedagem, existe alternativa para utilizarmos no lugar do cPanel? Esta pergunta, até certo tempo atrás nem passava pela cabeça da grande maioria dos usuários, o cPanel e estavel, foi adotado pelo mercado em grande maioria dos servidores sendo utilizado, empresas como Locaweb e Kinghost que tem painel próprio cederam e iniciaram o uso do mesmo e etc. Porém, tudo mudou há praticamente dois anos!

Com a mudança na cobrança ao invés de servidor, para cada conta. Mudou o plano de negócios da maioria das empresas da noite para o dia, sobreviver há este tempo e bem complicado e para piorar, dólar subindo mais que elevador. E como golpe final, a empresa anuncia que os preços iram subir agora em Janeiro de 2021 nada mais, nada menos do que 75% isto ainda durante uma pandemia, oi?

Existe alternativas para o cPanel?

A resposta curta e grossa, sim! Graças a Deus!

O mercado tem concorrentes que estão no mesmo nível de estabilidade e próximos. Então, de acordo com a realidade do seu projeto, pode mudar de painel sem problemas. Vou listar abaixo alguns que conheço e vi comentários no mercado.

Directadmin

O painel mais indicado hoje para empresas de hospedagem migrar do cPanel para ele e o Directadmin. O mesmo e pago, tem a cobrança praticamente como era o cPanel antes desta loucura atual. Como também, cobrança para apenas um site, até 5 sites e etc. Ou seja, se tem uma VPS, tem uma otimiza opção!

O suporte do painel e presente, rápido. Já fiz testes final de semana na parte da noite e fui prontamente atendido.

Acompanhei avaliações de segurança do painel feito por empresas de segurança e a nota foi boa, os problemas localizados e reportados foram simples e atualizados super rápido.

A única diferença que vejo hoje e o não suporte ao Postgree, o que não e um grande problema já que maior parte do mercado utiliza o mysql/mariandb e não ele. Vale lembrar que apesar de o cPanel ter suporte, o mesmo não faz Backup dos dados. Discrobrimos isto de uma maneira nada legal, migramos algumas revendas para outro servidor, após alguns dias um cliente reporta um banco vazio, subimos o backup e nada! 🙁

Quando analisamos o cPanel não faz Backup de BD do Postgree, reportamos prontamente ao cPanel. Sabe o que foi feito? NADA! Isto há mais de um ano…

O Directadmin tem ferramentas que fazem a migração de contas cPanel para ele de forma automática e sem complicações.

 

Outros painéis

Existe ainda outros painéis, que infelizmente ainda não utilizei, são empresas mais recentes e algumas delas, tiveram nota de segurança pela empresa que menciono acima em sua analise de segurança. Mas, ambos já corrigiram as falhas reportadas na época!

Segue lista caso desejar testar e etc.

CyberPanel
InterWorx
OVIPanel
ApisCP

Existe o painel CentOS Web Panel, a logica dele e bem legal, o mesmo atualiza até em cima do cPanel. Na verdade foi o único que achei que faz isto. (Ah se o Directadmin fizesse)! 😀

Alternativas grátis?

O caro(a) visitante pode estar se perguntando, será que existe alguma alternativa grátis? Por incrível que parece, sim! hahaha

(Logicamente o caro visitante não irar utilizar estes painéis para produção em sua empresa de hospedagem por exemplo, em uma VPS de testes ou pequeno projeto, acredito que não tem problemas).

E o caso do VestaCP. Como também o Aapanel. (Este ultimo e Chinês), com atualizações praticamente toda semana, um fórum relativamente movimentado e Open Source.

Então caro amigo leitor, pare de pagar uma fortuna para uma empresa de Software que acha que tinha uma solução inovadora, que não é verdade, o mercado apenas adotou uma única empresa, que logicamente faz ela se tornar a maior em tamanho e capital para investimentos, o que fazemos com bancos, telefonia e etc, o povo gosta de monopólios, mas, o cPanel não tem nenhum diferencial que impeça mudanças.

Então, acredito que vale a pena analisar a melhor forma de migrar sem grandes problemas aos seus clientes, que logo após migrar verá a melhor qualidade do painel, velocidade. E vão se acostumar com as mudanças do visual!

Visits: 481

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.