Internet por satélite, é boa mesmo?

independente de estrutura física, como a fibra óptica, a internet via satélite usa-se de transmissão bidirecional, utilizando-se do satélite para fazer o envio e o recebimento de informação. Por isso não possui a necessidade de ter cabos, apenas uma antena parabólica, e um receptor de sinal (que pode ser recebido pela sua operadora, após a contratação dos serviços).

Para muitos moradores, que vivem afastados da cidade grande, e vivem em regiões onde a rede a cabo não chega, a internet por satélite têm sido uma boa solução. Podendo ser encontrada por operadoras como a Vivo, Claro, Sky e Hughesnet. Em breve, sendo aprovada no Brasil e StarLink!

A internet por satélite funciona mesmo?

Assim como a internet a cabo têm interferências por conta de chuvas fortes, a via satélite pode sofrer interferências pelo magnetismo de pequenos meteoritos que passam pela rota da terra, pela chuva ou outras mudanças no clima. Então apesar de funcionar, ela apresenta algumas limitações, outra delas é a franquia de dados.

A franquia de dados dá um prazo máximo para o consumo de internet. Por isso você paga pelo tempo que estará usando.

Antes de adquirir um serviço de internet por satélite, é importante pesar os prós e os contras do serviço, e isso também vai depender do seu cenário e da sua necessidade como consumidor.

O que você precisa saber antes de contratar a internet por satélite:

– Não existem muitas opções de operadoras, o que significa pouca opção nos preços. E por sua vez, na maioria das vezes, valores mais altos do que na internet de fibra óptica.

– Como já mencionado antes, funciona com franquia de dados, é como pagar por um valor x em dados móveis, quando atingir o limite de dados contratado, a internet acaba.

– A conexão pode falhar por horas. Como depende de um satélite, a única solução para inatividade, na maioria das vezes, é esperar.

A vantagem é simplesmente ser a única opção para pessoas que moram em regiões sem acesso à internet e conexão por Fibra óptica. Por esse motivo, acaba sendo a solução dessas pessoas, e para ter a melhor qualidade, é fundamental a boa escolha da operadora.

Vale a pena contratar o serviço de internet por satélite?

Isso vai depender da sua necessidade. Como já mencionado no início desse artigo, é uma internet recomendada para regiões que não recebem ainda, a fibra óptica, ou seja: regiões rurais, ou muito afastadas.

Por isso, se você não vive em nenhum desses dois cenários, eu particularmente não recomendaria a internet por satélite, o motivo disso é a fácil comparação entre ela, e a internet por conexão de fibra óptica, que têm muito mais vantagens, referente ao valor e a conexão.

Então se há como escolher, opte sempre pela fibra óptica. Mas é claro que essa não é a realidade de todas as pessoas do Brasil, pessoas que ainda passam pela dificuldade de conseguir acesso à internet, ou de TV a cabo, por isso são medidas diferentes, que só dependerá do cenário de cada um.

Visits: 2848

Deixe comentário