Invasões a órgãos do governo no Brasil

O ano de 2020 tem sido um ano bem puxado para todos né?

Então, imagina como tem sido para o pessoal de TI do governo federal? (Estão trabalhando o que nunca trabalharam antes). rs

A onda de invasões neste ano tem superado todos os recordes!

Mas, estas invasões leva-nos ao debate de diversos outros assuntos que envolvem nosso mercado.

 

Faltam investimentos

Sempre quando falamos de algo do governo vem um lado citando que falta investimentos, de outro, vem uma galera falando que os recursos são de certa forma, mal geridos. O que convenhamos, os dois lados estão certos. No Brasil, falta investimento em TI, como também, tem recursos sendo muito mau utilizados!

 

Vendedores de serviços

Estas invasões levam a debate do governo deve ir ou não para a nuvem. De certa forma, sabemos que isto vem ocorrendo por pessoas que vendem nuvens, ou seus vendedores e representantes. Sempre que surge um produto novo, o criador do mesmo “Gera’, a necessidade daquele produto.

Particularmente eu jamais passaria a infra do governo, dados dos cidadãos para empresas como AWS, Google e outras de fora do país. A hospedagem/Data Center tem que ser local, como a gerencia dos dados e softwares que controla. O que falta e investimento, existe alternativas!

Para que ocorra investimento tem que haver valorização de pessoas e tecnologias locais.

 

Recursos humanos tem que melhorar

Grande parte dos chefes de TI do governo estão defasado, defendendo uso de sites em Joomla, licitações para coisas nada haver. Acredito que sim, precisa ocorrer uma mudança na cúpula dos chefes de TI dos departamentos, órgãos e instituições. Assim, poderá ocorrer iniciativas para novos projetos melhores, mais seguros e nacional.

LGPD

Com a entrada em vigor da nova lei, até o governo tem que tomar ainda mais cuidado com nossos dados. O que infelizmente não esta ocorrendo.

As mudanças precisam ser feitas para ontem!

 

TSE

O TSE por exemplo, utilizar banco de dados Oracle, sem que os técnicos locais tenha acesso ao mesmo para gerencia não e um ponto fraco em nosso sistema eleitoral?

As vezes quando citamos algo sobre soberania pode parecer que e um alienado, mas, nada melhor do que nós brasileiros decidirmos os rumos da nossa democracia sem interferências estrangeiras, seja de qualquer forma possível. Logo, ter soberania em nossos dados, sistemas e o mínimo para que isto ocorra plenamente.

Já tivemos invasões aos sistemas do TRF, STJ, TSE, Ministério da saúde ao governo federal pelo pessoal dos EUA, a Petrobras e etc. Vamos esperar mais o que para entender que as novas guerras agora são cibernéticas, precisamos ter boas cabeças trabalhando para o lado do bem do país, como também, infra de qualidade seja em nossos Data Centers e em nossas conexões como 5G!

Visits: 238

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.